Como usar esta ferramenta

Requisitos

A visualização foi desenhada para as últimas versões dos navegadores Firefox, Chrome e Edge, portanto, de forma a evitar erros na visualização, recomendamos o uso destes navegadores se disponiveis. A ferramenta requer que o JavaScript esteja ativado. O site não requer a criação de cookies, nem a criação de qualquer tipo de conta, e não há forma de rastreamento de usuários.

A visualização depende do carregamento de fontes de dados separadas e imagens de fundo do mapa. Passar alguns minutos usando a ferramenta provavelmente exigirá o download de cerca de 10 MB de dados, dependendo das diversas áreas em que estiver. Isso deve diminuir à medida que usa mais a ferramenta e os dados são guardados pelo seu navegador.

Explorando os dados

Ao carregar a ferramenta, será saudado com uma janela semelhante à que é apresentada abaixo. Os filtros, controles e links de download estão no painel esquerdo, enquanto o mapa e todos os dados são exibidos na área principal à direita. O utilizador pode mover o mapa clicando e arrastando (ou usando as teclas de seta) e aumentar e diminuir o zoom com a roda do rato ou utilisando os botões + e - no canto inferior direito.

Observação: quando este texto é visualizado pontilhado e sublinhado, o utilizador pode passar o ponteiro do rato sobre ele para obter uma pequena caixa de ajuda!

Viz tool home screen
Esta é a aparência da tela inicial, pronta para explorar Moçambique!

Ao aumentar o zoom, mais detalhes sobre a localização e o tamanho de cada cluster serão mostrados. Pode clicar num cluster individual (destacado em roxo abaixo) e um pop-up no canto superior direito da tela exibirá um resumo das informações sobre esse cluster. Observe que a lista completa de dados acima foi excluída, mas esta pode ser acessada se o arquivos dos clusters for descarregada!

Cluster information
O conjunto de dados completo pode ser descarregado de forma a obter mais informações sobre cada cluster.

Filtros e camadas

Os filtros podem ser usados para controlar que clusters são exibidos, com base na população, distância da rede e densidade populacional. O seguinte vídeo oferece um exemplo de como utilizar esta funcionalidade!

Os filtros podem ser usados de forma a identificar as necessidades energéticas e o potencial de locais e regiões específicas.

A secção "Layers" tem filtros que permitem habilitar e desabilitar determinados layers.

Explore and seleccione a combinação de layers mais apropriada.

Resumo

Resumo do projeto

Este projeto foi desenvolvido para apoiar o sector de energia fora da rede (off-grid) em Moçambique. É também uma vitrine do valor que dados públicos, imagens de satélite e técnicas geoespaciais modernas podem trazer para o desenvolvimento deste sector.

O projeto consiste em dois componentes principais:

  1. Dados: Combinando dados oficiais do governo com dados disponíveis publicamente (como população, nível urbano) e imagens de satélite brutas, de forma a criar um banco de dados de "clusters", variando de 50 a 100.000 pessoas, com informações anexadas sobre cada um, incluindo, entre outros, o número de famílias, estimativa da procura energética e níveis de poluição.

  2. Visualização: Reunir os dados mencionados acima, com alguns filtros e controles simples e uma interface web moderna, para permitir que todos os usuários acessem e analisem os dados. Isto também serve como um ponto de entrada para o projecto e permite que o usuário descarregue todos os dados para análise em softwares SIG (Sistemas de Informação Geográfica) ou em uma folha de cálculos.

Ambos são projectados para serem úteis a uma ampla variedade de actores: tomadores de decisão e técnicos governamentais, sector privado fora da rede (empresas e seus colaboradores), parceiros internacionais e locais.

Todos os processos utilizados na criação dos dados e sua visualização são licenciados e partilhados abertamente, para que outros se possam beneficiar deles. Estes processos estão armazenados no GitHub, em moz-offgrid-data e moz-offgrid-viz . As fontes de todos os arquivos de entrada brutos estão indicadas, assim como as suas licenças.

Caso haja dúvidas, comentários ou sugestões sobre este projecto, por favor entre em contato

Metodologia

Fontes de dados

A lista completa de fontes de dados usadas neste projeto é mostrada na tabela abaixo. Observe que quaisquer alterações serão feitas primeiro no [repositório GitHub] (https://github.com/carderne/moz-offgrid-data), portanto, procure lá a lista mais atualizada. Sempre que possível, as respectivas licenças são mostradas para cada conjunto de dados. Por favor, informe a equipa se algum link, nome ou licença estiver incorreto.

Tipo Fonte Licença
População Facebook HRSL Creative Commons Attribution International
População Worldpop Creative Commons Attribution 4.0 International
População GHS-POP Creative Commons Attribution 4.0 International
Grau urbano GHS-SMOD Creative Commons Attribution 4.0 International
Rede gridfinder Creative Commons Attribution 4.0 International
Rede Rede de transmissão Creative Commons Attribution 4.0
Acesso espacial de electricidade GDESSA CC BY 4.0
Estatísticas de electricidade EDM Master Plan 2018
Distância a cidades JRC Global Accessibility Map Não especificado - mas a maioria dos dados da UE é CC BY 4.0
GDP UNEP/DEWA/GRID-Geneva GDP 2010 Licença da ONU, grátis para não comercial
Limites administrativos GADM Gratuito para uso não comercial, sem redistribuição
Limites de administrativos Natural Earth Admin 0 Domínio público
Compilação USAID RtM General USAID DEC license, Creative Commons Attribution-No Derivatives 4.0 International License
Luzes noturnas NOAA VIIRS Sem direitos autorais
NDVI Sentinel-2 Termos e Condições de Dados do Copernicus Sentinel (atribuição)
Emissões de NO2 Sentinel-5P Termos e Condições de Dados do Copernicus Sentinel (atribuição)
Recursos hidroelétricos African Small Hydro Potential Creative Commons Attribution 4.0
OpenStreetMap OpenStreetMap Licença de Banco de Dados Aberto
OpenStreetMap HOT Feature Exports Licença de banco de dados aberto (ODC-ODbL)
Assentamentos UN IOM Mozambique settlements Não comercial, não redistribua
Assentamentos OCHA Main Cities Creative Commons Attribution International
Saúde OCHA Health Facilities Domínio público
Energia OCHA Energy Facilities Creative Commons Attribution International
Rios OCHA Stream Network Creative Commons Attribution International
Pobreza OPHI Poverty Rate Creative Commons Attribution International
Acessibilidade USAID Power Africa surveys
Limites de administrativos OCHA Admin Boundaries uso humanitário apenas

Cluster (Agrupamentos/Aglomerados)

A fim de tornar estes dados mais fáceis de interpretar para diferentes usuários, os dados acima são processados para criar agrupamentos individuais para cada assentamento. Ou seja, um agrupamento de casas e edifícios que representam um único povoamento. Como este processo é automatizado, eles nem sempre correspondem perfeitamente aos nomes e limites existentes desses locais. Este é um processo contínuo e comentários são bem-vindos sobre como melhorar os dados!

O ponto de partida para os clusters é o [High Resolution Settlement Layer] (https://data.humdata.org/dataset/highresolutionpopulationdensitymaps-moz), criado pelo Facebook. Estes dados de alta resolução sobre a população são fornecidos em formato matricial (raster): uma rede uniforme de células em que cada célula tem 30 metros de largura. Para a sua conversão em formato vetorial (ou seja, polígonos e formas para cada povoado), o algoritmo encontra células vizinhas com povoações e junta-as. Algumas outras operações são executadas para remover clusters que são demasiado grandes ou pequenos, ou unir aglomerados quando apropriado.

Uma vez produzidos os clusters, podemos-lhes atribuir os dados acima como atributos. Os dados da rede são utilizados para calcular a distância de cada aglomerado à rede. Os dados do PIB são usados para calcular o PIB per capita em cada aglomerado. População, escolas e instalações de saúde são usadas para estimar a procura de energia. A seguinte tabela indica todos os atributos que foram adicionados aos aglomerados.

Quando melhores dados se tornarem disponíveis, podemos melhorar esses atributos e adicionar novos!

Atributo Nome Unidade Fonte
Província adm1 OCHA
Código de província adm1_code OCHA
Distrito adm2 OCHA
Código do distrito adm2_code OCHA
Posto adm3 OCHA
Código de Posto adm3_code OCHA
Povoação nome IOM Assentamentos
Latitude lat deg
Longitude lon deg
Área área km2
População pop HRSL
Famílias hh HRSL
Densidade populacional popd pop/km2 HRSL
Tipo urbano urban GHSL SMOD
Cidade mais próxima cidade OCHA Cidades principais
Distância da cidade mais próxima cityd km OCHA Cidades principais
Tempo de viagem para a cidade viajem horas JRC
Instalações de saúde saúde OCHA
Escolas escolas OSM
Distância da rede rede km gridfinder/OSM
Acesso à eletricidade elec gridfinder/OSM
Indicador agrícola agri NDVI
Crescimento crescimento ML com imagem S2
Emissões emissões NO2
NTL ntl VIIRS
GDP gdp USD/cap UNEP
Taxa de pobreza pobreza
Mercados mercados
Torres de telecomunicações telecom
Acesso à eletricidade prov_elec USAID
Taxa de pobreza prov_pov OPHI
Demanda demanda kW

O processo completo é descrito no [repositório] (https://github.com/carderne/moz-offgrid-data), incluindo instruções exatas e scripts necessários para produzir os aglomerados finais.

Além dos aglomerados, os dados mais relevantes são também agregados aos níveis de província, distrito e posto.

Os dados finais estão disponíveis para download na plataforma de visualização, mas também podem ser descarregados diretamente aqui:

Programas do Cluster de Energia

Energising Development

Energising Development (EnDev) é um programa global financiado pela Alemanha, Paises Baixos, Noruega e Suíça. A EnDev atua em mais de 20 países na África, Ásia e América Latina. A EnDev apóia os governos nacionais na criação de um ambiente que possibilite o fornecimento e a procura de energia sustentável - até ao consumidor final. Uma vez que alcançar o acesso universal à energia requer modelos de negócio rentáveis, o EnDev aborda a problemática da pobreza energética com uma perspectiva baseada no mercado, colocando o enfoque nas necessidades dos consumidores.

Desde 2006, a EnDev forneceu acesso à energia sustentável a mais de um milhão de pessoas em Moçambique por meio da densificação da rede, mini-redes, sistemas solares domésticos, fogões melhorados e densificação da rede. A EnDev apoiou a criação de um fundo de financiamento baseado em resultados: FASER (Fundo de Acesso Sustentável as energias Renováveis em Moçambique) lançado em julho de 2019. Desde então, o fundo cresceu em termos de financiamento: o GBE aderiu em 2020 e a UE decidiu escalar o incentivo CovidPlus em 2021.

Na área de densificação da rede, a EnDev Moçambique está a trabalhar com a empresa estatal de eletricidade EdM para fornecer acesso à rede elétrica para famílias desfavorecidas. Mais informações estão disponíveis online: Energizing Change - EnDev .

Implementado por:

Green People's Energy

A iniciativa Green People's Energy para a África (GBE) visa melhorar as condições para o fornecimento descentralizado de energia em certos países da África Subsaariana com a participação de cidadãos e empresas. Em Moçambique, o GBE está focado na promoção do uso produtivo de energias renováveis descentralizadas e na eletrificação de instituições sociais. O objetivo acima de tudo é o desenvolvimento económico, através do desenvolvimento das cadeias de valor locais e do emprego.

Ao aconselhar as empresas locais e ao promover centros de formação locais, a população local fica habilitada em assumir o desenvolvimento nas suas próprias mãos. Ao oferecer oportunidades de formação, o programa pretende capacitar os funcionários das empresas nos mercados de sistemas solares domésticos e fogões melhorados. A GBE Moçambique também apoia a capacitação no sector público. Ao aconselhar os actores estatais sobre o planeamento da electrificação rural, a segurança do investimento para os actores privados é melhorada para permitir uma electrificação mais eficiente e rápida das áreas rurais em Moçambique. Mais informações disponíveis online: Green People’s Energy for Africa .

Implementado por:

GET.invest

O GET.invest é um programa europeu de mobilização de investimentos em energias renováveis, apoiado pela União Europeia, Alemanha, Suécia, Paises Baixos e Áustria. Desde 2019, o programa opera uma janela de país em Moçambique financiado pela União Europeia e Alemanha, implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

GET.invest Moçambique faz parte do PROMOVE ENERGIA - uma estratégia abrangente entre a UE e o Governo de Moçambique para fornecer às famílias e empresas em áreas rurais o acesso a energia sustentável e acessível. Mais informações estão disponíveis online em GET.invest .

Implementado por: